domingo, 25 de abril de 2010

Biografia Nicolau Copérnico :


Nicolau Copérnico foi um astrônomo e matemático que desenvolveu a teoria heliocêntrica do sistema solar.

Nascido na polônia, no ano de 1473, Copérnico ficou órfão aos 11 anos e foi criado por um tio materno.

Em 1491 entrou na Universidade de Cracóvia para cursar Medicina, também estudou Filosofia, Matemática e Astronomia e se interessou pelo humanismo. Viajou para Itália em 1497 para aprender os clássicos gregos e o Direito Canônico em Bolonha, onde, mais tarde, aprofundou suas observações astronômicas. Voltou à Polônia em 1501 e virou padre, mas permaneceu pouco tempo no país, como cônego da Catedral de Frauenburg. Partiu em seguida novamente para a Itália, onde freqüentou as universidades de Roma, Pádua e Ferrara. Voltou à Polônia em 1506, estabelecendo-se em Frauenburg e depois em Heilsberg, como acompanhante médico de seu tio. Com a morte deste, em 1512, voltou a viver em Frauenburg, onde estudou o movimento dos corpos celetes e realizou suas primeiras observações feitas por instrumentos que ele próprio construiu. A partir dessas observações, escreveu um comentário sobre as hipóteses da constituição do movimento celeste. Apesar de ter sido escrito em 1507, essa obra só foi publicada em 1530, pois Copénico temia publicá-la e ser julgado pela igreja Católica.

Em 1543, apresentou o sistema cosmológico com os princípios do heliocentrismo, defendendo a tese de que todos os planetas inclusive a terra, giravam em torno do sol, na obra Das Revoluções dos Corpos Celestes. Ao concluir o heliocentrismo, refutou o sistema de Ptolomeu, que defendia a idéia de que a terra era o centro do universo que, até então, era a teoria aceita por todos.

A teoria de Copérnico explicava o heliocentrismo, que pode ser resumido de tal forma: Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos em torno do sol, que é o centro do universo. O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra, que apresenta três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo.

Tal teoria foi aperfeiçoada um século depois, pelos estudos de Galileu Galilei que pode confirmar essa teoria com auxílio do telescópio e algumas outras observações e, mais tarde, foi estudada também por outros astrônomos de muita importância, como Kepler e Isaac Newton. Na mesma época, o livro ‘Da Revolução das esferas Celestes’, escrito por Copérnico, foi interditado pelo clero. O manuscrito original permaneceu com o autor até a sua morte, e atualmente esta localizado na biblioteca de Colleguium Maius, na Cracóvia.

Copérnico faleceu no ano de 1543, após uma vida de grandes descobertas e é considerado o fundador da Astronomia moderna.


Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário